Iara na Floresta dos Contrários

Sinopse

Zangada, Iara Menina atira-se para a cama e enterra na cabeça, até ao pescoço, o chapéu em forma de cogumelo. «Daqui não saio! Não quero saber de nada nem de ninguém!» – desabafa a menina com o seu amigo Boletus, o chapéu-cogumelo que é, afinal, um objecto muito misterioso…

Boletus incita Iara a fazer uma jornada pela Floresta dos Contrário. Seria com certeza uma grande aventura e, quem sabe, talvez Iara descobrisse algo novo e extraordinário? No decorrer desta viagem, Iara viverá aventuras, encontrará amigos, deparar-se-á com inúmeros perigos, terá que superar provas mas, no final, reencontrará a menina o que tanto anseia?

“Iara, na Floresta dos Contrários” uma história, um livro, um lugar de exploração e de aprendizagem. É um livro escrito dentro do género literário do nonsense ou do surrealismo. O livro conta a história de uma menina chamada Iara que com a ajuda do seu chapéu-cogumelo viaja para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares.

Numa lógica do “absurdo” característica dos sonhos, o livro revela também o cruzamento de saberes e filosofias. Repleto de recursos expressivos e efeitos linguísticos, o livro «Iara na Floresta dos Contrários» foi escrito também a pensar no Plano Nacional de Leitura.

É um projeto de educação artística em escolas do pré-escolar e primeiro ciclo que recorre a narração da história, dança/ movimento como plataforma de estimulação dos vários sentidos, expressão plástica e musical, estimulação da criatividade e do imaginário. Partindo da história que é contada, as crianças são convidadas a vivenciar as aventuras fundindo-se com a própria personagem com o suporte de atividades de várias expressões artísticas e do recurso narrativo de um tapete de sete metros para contar.

É uma sessão de contos recorrendo a um tapete de sete metros e interação com crianças.

É um musical como mostra de vivência da história na primeira pessoa.

É formação de utilização e construção de recursos narrativos.

É uma galeria interativa, possui um carácter de instalação que se fundamenta na ideia de metamorfosear um espaço arquitetónico reinventando e transformando num espaço pedagógico de exploração e estímulo sensorial. Ao longo de um percurso previamente definido, os participantes são conduzidos a diferentes espaços dedicados especificamente a um dos sentidos e, através de um conjunto de atividades no domínio sensorial, comunicacional e expressivo nas quais estão presentes o lúdico, o jogo, a brincadeira e a fantasia, têm oportunidade de interagir com as características de um espaço transformado e responder a diferentes estímulos sensoriais e propostas concretas.

«Iara, na Floresta dos Contrários» é um projeto criado e desenvolvido por Ana Caridade, em co-produção com a Whatdesign e a editora o cão que lê. Um projeto que estabelece parcerias com Capital Europeia da Juventude – Braga 2012, ESMAE, Synergia, O Mundo Somos Nós.

 

Design de Comunicação – Sílvia Teixeira (Whatdesign)

 

 

Apresentação da Iara na Floresta dos Contrários com o apoio da Capital Europeia da Juventude

Apresentação do livro

Residência artística

Está criada a base da dramaturgia, coreografia, sonoplatia, ideialização da cenografia.

XII Jornadas Internacionais do Conto da Universidade do Minho

Projeto Educativo

“Iara na Floresta dos Contrários” consta de um projeto educativo com o mesmo título, aonde se recria o conto estimulando os sentidos, a expressão de emoções e incentivo à vivência das experiências propostas na história. Consta de 8 sessões (referentes aos 8 capítulos do livro). As sessões são uma mescla de expressões artísticas que proporcionam aos alunos as vivências anteriormente descritas, através da dança, movimento, música e narração da história sempre em interação com os alunos, comunidade educativa e pais.

 

Sessão de Conto – Sete metros para contar 

A sessão é uma performance interativa em que se  recorre a um colorido tapete de sete metros proporcionando uma viagem mágica à Floresta dos Contrários. A viagem procura estimular os vários sentidos e vivência da aventura na primeira pessoa, explorando o canto/vocalização, a música, a dança, pintura e expressão corporal.

 

Musical 

Um projeto piloto em parceria com o projeto de educação – O Mundo Somos Nós. A exploração da história e a realização um musical no Mosteiro de Tibães em Braga.

Criação conjunta: Ana Caridade, Andreea Mircea, Dora Borges, Equipa educativa e crianças do OMSN.

 

Formação Recursos Narrativos

Para o projeto Iara na Floresta dos Contrários foi contruída uma grande variedade de recursos narrativos como forma de explorar a história de diversas maneiras.
Formação com artesãos – objetivo: como construir recursos narrativos
Formação com atores/educações/professores – objetivo: como utilizar os recursos narrativos

Oficinas de ilustração – Sílvia Teixeira (Whatdesign)