Mara na Novelândia

Sinopse

NO MUNDO DOS SONHOS ONDE A REALIDADE ACONTECE…

Quando dois projetos se encontram e a magia se funde com o imaginário, tudo é possível…

Um dia o projeto de “A Melodia de Mara” conheceu o projeto solidário “Novelos de Afetos – Meadas de Partilha” e desse encontro nasce : “A Mara na Novelândia”.

Sendo este um projeto pioneiro, sustentado no livro “ A Melodia de Mara”, que tem recebido a atenção dos meios de comunicação social, nomeadamente os canais generalistas (em horário nobre), dará visibilidade a todos os parceiros que a ele se associem e aos seus projetos. Na génese do projeto “A Melodia de Mara” está subjacente o sentido de responsabilidade social, uma vez que além desmistificar as questões associadas à doença e à dor, é um pilar na criação de uma rede solidária cada vez mais alargada, que permite a angariação de fundos de apoio à concretização de sonhos.

A sinergia criada pela união dos projetos que deu origem “A Mara na Novelândia” proporcionaou o reforço dos objetivos de ambos, nomeadamente:

-Apoio Social;
-Apoio Educativo;
-Educação Emocional (disciplina, atenção, auto-estima,…)
-Educação Artística;
-Educação comunitária (alteridade, empatia, comunicação inter-pares, …)

Desta união emergiu o lançamento de novas sementes desencadeadas pelas partilhas educativas que resultaram da implementação do projeto educativo, do envolvendo da comunidade escolar (professores, pais e alunos dos agrupamentos e colégios aderentes), da ação de formação com os professores e dos atores sociais que interajam e participem nas várias dinâmicas que aconteceram e ainda irão acontecer.

 

Lançamento da Mara na NovelândiaSessão de Contos InterativaAdaptação para CegosApoios

OS PROJETOS
/A Melodia de Mara /Novelos de Afetos – Meadas de Partilha

A UNIÃO DOS PROJETOS
Quando os dois projetos se encontram perceberam-se de imediato as pontes comuns que os ligam: os afetos, as redes, a solidariedade, a educação, a autoestima, a empatia, a alteridade. Daí até se desfiarem as meadas, para a criação de uma mega novelo de sonho e solidariedade, foi um pequeno passo! A sinergia criada pela união dos projetos vai proporcionar o reforço dos objetivos de ambos, nomeadamente: o apoio social e educativo; a educação emocional, artística e comunitária. Desta união emergirá o lançamento de novas sementes desencadeadas pelo envolvimento da comunidade escolar (professores, pais e alunos dos agrupamentos e colégios aderentes) e dos atores sociais que interajam e participem nas várias dinâmicas que irão acontecer.

No âmbito da implementação do projeto educativo com o Colégio João Paulo II
Narração: Ana Caridade
Sonoplastia e voz: Andreea Mircea e Martina Petrocelli
No âmbito da implementação do projeto educativo com o Agrupamentos de Escolas de Maximinos, a professora Isabel Mourão fez a tradução e edição do livro “A Melodia de Mara” em braille. Implementou-se o projeto educativo adaptado para crianças/jovens com necessidades educativas especiais.
 Associação Juvenil Synergia, Casa do Professor, Whatdesign, Agrupamento de Escolas de Maximinos e Colégio João Paulo II