LIVRO – a venda reverte a favor da montagem da Biblioteca em S. Tomé e Príncipe – 5 euros
Sinopse
Levar as crianças a aprender a colocar os limites do Não numa perspetiva de prevenção de violência e abusos, como estimular a relação equilibrada e saudável do dar e receber, é o propósito máximo deste projeto.
Propõe-se uma metodologia inovadora, tendo por base um livro que irá ser criado num processo colaborativo (criadores e crianças/professores), a realização de diferentes workshops vivenciais, educativos e artísticos tendo sempre por base o lúdico que ajudaram não só na pré-avaliação dos comportamentos como também na aprendizagem. Enquanto adquirem competências de autoconhecimento e relacionamento através de atividades artísticas, criativas, de construção e manipulação, as crianças desenvolvem-se aprendendo valores de partilha, responsabilidade, compromisso e crescimento de uma sociedade justa e igualitária. Este processo nunca é dissociado dos afetos e das relações que se estabelecem inerentes à própria atividade de construir, sendo o produto final mais do que um fim, um caminho de aprendizagem individual e em grupo. Pretende-se assim que as crianças (re)criem as suas próprias histórias, desenhos, construções (com elementos do próprio livro, elementos sensoriais, elementos da natureza ou outros materiais plásticos) e façam uso do seu movimento e expressão corporal nesta aprendizagem. Simultaneamente potencializa-se o gosto pela leitura, escrita e a vontade de aprender sobre o mundo de uma forma inclusiva e acessível a todos, fundindo diferentes expressões artísticas, sensações e vivências.
Neste processo de construção, o “bloco inicial” é um livro que servirá de base para um projeto educativo pioneiro a aplicar na escola em turmas selecionadas. O projeto é constituído por várias fases de implementação em que os alunos desenvolverão um trabalho colaborativo com a equipa de criativos.
O projeto será coordenado pela criadora Ana Caridade e supervisionado na escola pela professora Cecília Araújo. A Biblioteca Escolar será um dos principais locais e privilegiado para o desenvolvimento das atividades.
Pretende-se que o livro seja adaptado para crianças com necessidades educativas especiais tal como as atividades propostas, para que seja um exemplo de boas práticas inclusivas.
Depois de testado, o projeto será partilhado com outras escolas portuguesas e também africanas.
Ficha técnica
Texto – Ana Caridade
Ilustração – Carla Monteiro
História – desenvolvida por Ana Caridade e pelas crianças do Centro Escolar do Pico, em forma de laboratório experimental.
Colaboração – Cecília Araújo e Elisa Miranda
Edição – MOSAICO – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos
Design e Paginação – Cristina Mouta (www.crudesign.pt) e Jacinta Macedo (Município de Vila Verde)
Revisão de Texto – Anabela Leal de Barros
Impressão – Tipografia de Priscos. LDA
Primeira edição – Fevereiro 2018
Depósito lega – 438202/18
Apoios
Município de Vila Verde inserido no Fevereiro 2018 – Mês do Romance, Namorar Portugal.
O.M.S.N. – O Mundo Somos Nós – Associação
CRU
Projeto Educativo/processo criativo – Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo
Preparação do livro
À Luz do CORação em processo para o lançamento no dia 3 de março.
A Tipografia de Priscos e Cristina Malheiro Mouta (CRU)
O MOSAICO agradece o profissionalismo e motivação com que nos acompanham neste projeto.
À Luz do CORação em processo para o lançamento no dia 3 de março. A Tipografia de Priscos não para. O MOSAICO agradece o profissionalismo e motivação com que nos acompanham neste projeto.
Pubblicato da Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos su giovedì 1 marzo 2018
Preparação da apresentação do livro
A Margarida Silva na preparação da apresentação do livro À Luz do CORação…
A Margarida Silva na preparação da apresentação do livro À Luz do (cor)ação…
Pubblicato da Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos su venerdì 23 febbraio 2018
Design de Comunicação – Convite do Lançamento do projeto e do livro
Cristina Malheiro Mouta – CRU
Projeto inserido em Fevereiro 2018 Mês do Romance, Namorar Portugal da Câmara Municipal de Vila Verde
Foi duro, mas conseguimos! Aí está o resumo de uma das ultramaratonas mais duras do planeta, Namorar Portugal – Fevereiro, Mês do Romance! :)➡️ 38 dias consecutivos ➡️ + de 100 iniciativas 🏙️Vila Verde, Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Coimbra, Monção e Amares.
Pubblicato da Sinopse – Agência de Comunicação su giovedì 15 marzo 2018
Lançamento do Livro
O MOSAICO agradece a TODOS os que se envolveram para que o projeto À Luz do CORação tivesse um rumo tão bonito que hoje nos encheu o coração.
Em primeiro lugar, um agradecimento especial à professora Cecília Araújo que coordenou de forma tão exemplar. Ao Agrupamento de Vila Verde por ter acolhido o projeto e pelo envolvimentos dos alunos (nossos protagonistas), professores, auxiliares…
À Câmara Municipal pelo apoio. À Vereadora da Educação Dra Júlia Fernandes e o Sr Presidente Dr. António Vilela.
Ao Centro de Artes e Cultura de Vila Verde por ter acolhido o nosso lançamento do livro e aos seus técnicos.
À equipa MOSAICO que desenvolveu o projeto em tempo recorde e com muita beleza: Ana Caridade, Anabela Leal de Barros, Andreea Cristina, Carla Monteiro, Cristina Mouta, Lucia Fargallo, Margarida Silva.
À nossa associação OMSN e aos nossos apoiantes: CRU e Tipografia de Priscos.
Equipa do projeto
Ana Caridade, Carla Monteiro, Cecília Araújo
Todos as professoras intervenientes e auxiliares, Andreea Cristina Mircea (compositora), Margarida Silva (encenadora), Lucía Fargallo (produção), Ivone Apolinário (OMSN – O Mundo Somos Nós – Associação).
Projeto social
MOSAICO – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos desafiou os Agrupamentos de Escolas de Vila Verde e Município de Vila Verde para apadrinharem esta iniciativa em S.Tomé e Príncipe. A primeira atividade Natal de sonhos… continuando com a “Escola de Solidariedade”.
São 110 crianças em Guadalupe em S. Tomé que frequentam o ATL Florinhas de São Francisco que sonham com uma prenda no dia de Natal.
Agradecemos a todas as crianças, pais, professores e assistentes operacionais do Agrupamento de Vila Verde que abraçaram esta causa solidária: Um Natal de Sonhos…para S. Tomé e Príncipe. Foi fantástica a adesão de todos! Somos sim um Portugal Solidário!
Temos a certeza que este ano teremos um Natal ainda mais feliz, pois um bocadinho de nós fará brilhar o olhar de uma criança
Coordenação da Campanha – professora Cecília Araújo
Apoio do Município de Vila Verde representado pela Sr. Vereadora Dra. Júlia Fernandes e a coordenadora Cecília Araújo
O MOSAICO e OMSN, juntamente com os Agrupamentos de Escolas de Vila Verde, o Município de Vila Verde e o projeto D’ Avó with love, cumprem a primeira etapa do desafio do projeto “À luz do (cor)ação”…
Segue amanhã para S.Tomé o nosso contributo de um Natal mais feliz…
Somos gratos por tudo e por todos os que participam nesta campanha e que ainda muito temos para enviar para as nossas Irmãs de Guadalupe.
À professora Cecília Araújo um bem-haja por todo o empenho e dedicação neste mobilização.
Com gratidão à Torrestir por o apoio de sempre.
Chegada das doações a S. Tomé – Entrega dos presentes na Festa de Carnaval
O nosso contributo chegou a S. Tomé… as crianças na Festa de Carnaval receberam um presente especial!
Estamos gratos por tudo e por todos os que participam nesta campanha para as Irmãs de Guadalupe e seus meninos.
Uma criança feliz é mais uma esperança para um mundo mais igualitário e humanizado!