Batucadeiras – Fortaleza – Cidade Velha

BATUKU

“O Batuku é a forma musical mais antiga de Cabo Verde, é uma tradição ancestral que faz parte da identidade deste povo que transpira Morabeza… O ritmo está no sangue do povo, os corpos respiram a sonoridade e o movimento transparece o êxtase desta herança dos antepassados africanos”. Ana Caridade

 

Um encontro em busca da identidade do povo irmão… as Batucadeiras uma das maiores tradições de mulheres da Cidade Velha. O Encontro acontece por um sonho… uma partilha de dar e receber. Um sonho que foi crescendo a cada encontro. Os locais património mundial da Cidade Velha foram sempre os escolhidos para estas celebrações. O ressoar do batuku nas mãos daquelas mulheres, as vozes que entoam, o ritmo do movimento e a energia transmitida nesta simplicidade de estarem descalças, em círculo, em celebração… o êxtase da vibração conjunta. Poucas coisas vi serem tão verdadeiras, tão transparentes, tão autênticas e tão felicidade pura! Marco Oliveira e Ana Caridade juntos de um dia conseguir a digressão em Portugal.

2015

Cidade Velha… com a população local e com um grupo muito especial a Associação Fortaleza: as Batucadeiras. Um sonho que se realiza e outro que se inicia. Ruínas da Sé Catedral.

 

2016

Visita ao Convento de São Francisco com as Batucadeiras da Associação Fortaleza – trabalho de investigação para criação de preparação da digressão.

 

2017

Casa Vitória com Ana Caridade e Tó Gomes, preparação da digressão em Portugal inserida no projeto Património.

Visita do Presidente da República Português, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, à Cidade Velha

Preparação da vídeo promocional e fotografia de divulgação – Tó Gomes

 

Vídeo promocional – Tó Gomes

“Da Cidade Velha, Ilha de Santiago, de Cabo Verde, chegam as Batucadeiras de Fortaleza para fazer uma digressão durante dez dias em Portugal. Em Maio irão fazer várias apresentações/intervenções mostrando a beleza da tradição ancestral do batuku, contanto um pouco da história da Cidade Velha e do seu Património (Cidade Património Mundial).

O Batuku é a forma musical mais antiga de Cabo Verde, é uma tradição ancestral que faz parte da identidade deste povo que transpira Morabeza… O ritmo está no sangue do povo, os corpos respiram a sonoridade e o movimento transparece o êxtase desta herança dos antepassados africanos”. Ana Caridade

Edição video de Tó Gomes: https://www.facebook.com/togomesphotography

Participação no projeto Património – Digressão em Portugal – Guimarães e Braga

Com o apoio da Associação Juvenil Synergia, Bogalha, Associação Fortaleza, Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e Ministério da Cultura de Cabo Verde.

 

A energia contagiante… as partilhas que não deixou ninguém indiferente. Muitas seriam as histórias para contar. Fica apenas um registo de um sonho que iniciou num encontro na Cidade Velha e fez com que todas as condições fossem encontradas para a realização desse sonho. A história continua… desde sonho criaram-se laços que ficam e que nos mantém em contato mesmo na distância que separa… entre Portugal e Cabo Verde uma história de amizade.

 

Terminou a digressão com a visita ao Estádio do Vitória para receberem as doações para enviarem para os atletas de Cabo Verde.

 

No âmbito do protocolo de cooperação com o Município da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), foi entregue simbolicamente pela Terresa membro das Batucadeiras da Fortaleza da Cidade Velha, um equipamento doado pelo Vitória de Guimarães e bolas para dar aos atletas. As doações foram recebidas pelo Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, aquando da sua visita ao Município e pelo Presidente Manuel Pina.

 

Entrega aos diversos atletas.