Ensinamento do Santiago

Sinopse

Tem o foco na intervenção social que pretende resgatar a criança ser natural através de um projeto de educação artística com propostas diversificadas estimulando o que se tem perdido com as mudanças rápidas da nossa sociedade que tantas vezes os desconecta com a sua essência que é ser criança.

Com esta proposta pretende-se criar uma instalação itinerante que irá correr escolas, bibliotecas e espaços públicos. Esta instalação será construída de forma a veicular a mensagem da criança ser natural em que paralelamente será interativa para as crianças poderem vivenciar jogos, brinquedos e brincadeiras (tradição) e terem contato com a natureza. É um espaço de estimulação da literacia emocional e de gestão das emoções.

A instalação será um bloco do projeto abrangente que incluirá uma performance interativa em que se conta a história às crianças, uma Cidade das Memórias, um livro e um dossier digital para os professores/educadores/pais poderem trabalhar o conceito da Cidade das Memórias e a estimulação da criança ser natural no contexto formal e não formal. Este projeto será todo adaptado para ser inclusivo e qualquer criança com necessidades especiais possa participar.

Tem uma vertente de formação para capacitação destinada a professores, educadores, técnicos da área social e da educação e pais.

 

Ficha TécnicaProposta para o local de acolhimento

É um projeto criado por Ana Caridade  através do MOSAICO que desafia o O Mundo Somos Nós, Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a Casa do Brinquedo e Brincadeira, Creche de Braga e ESMAE para, em conjunto, darem forma através da junção dos seus saberes e competências.

Ilustração: Solange Matos

A Plataforma MOSAICO compromete-se:

-A montar a instalação interativa (com necessidades especificas para a dimensão da mesma)

-Apresentação da performance

O Local compromete-se:

-compromete-se a conceder as condições específicas para a instalação e a performance

-a convidar crianças para participar

-a divulgar a iniciativa nas redes sociais e comunicação social conjuntamente com o MOSAICO e Parceiros

 

1ª Residência artística – processo criativo

Uma recolha no CTCMCB para em equipa dar vida ao Santiago e seu ensinamento. Experimenta-se, explora-se…

 

2ª Residência artística – processo criativo

No cenário de Cabeceiras de Basto, de novo parte da equipa, reúne-se para aprofundamento do conceito e explorar as melhores formas de implementação.

 

Pré-teste – Margarida Silva

Um convite para o mundo da história da magia, das emoções e das memórias!
Ouvidos bem limpos, olhos bem abertos, e o coração bem quente.
E shhhhhhhhhhhhh….
“Cada Alma tem uma missão de amor”!

Realizado no dia 22 de março um pré teste na Escola Básica António Lopes na Póvoa de Lanhoso pela contadora de histórias/atriz Margarida Silva.

“O ensinamento do Santiago”, um projeto MOSAICO em parceria com o mestrado em Artes cénicas especialização em interpretação e encenação ESMAE PORTO.

Fotos: Pedro Pacheco

 

Mandala – Sara Pereira

Sobre a mandala:

No centro, a flor da semente da vida, origem de toda a criação.
Que o Santiago semeie sempre e somente o Amor no coração de todas as crianças.
Triângulos, linhas rectas, representando o lado masculino da criação, linhas de poder, manifestação e concretização. Que o Santiago ajude a criar consciências piramidais e mundos de paz.
Espirais, elementos do eterno fluxo da vida. Representam a força feminina da criação, criatividade e nascimento.
Que o Santigo conduza todas as crianças a essa espiral divina do Amor de Deus Pai-Mãe e ao coração central da Terra.

 

3ª Residência artística – processo criativo

Um regresso ao núcleo em Cabeceiras de Basto para o término do processo.

 

Design de comunicação

 

 

Implementação do projeto em Braga 

Ensinamento de Santiago
Um projeto experimental testado na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva em Braga.

Participaram no projeto mais de 500 pessoas: escolas do primeiro ciclo, alunos da Educação Especial de vários Agrupamentos de Braga (alunos, professores e auxiliares de educação) e público geral.

Um abraço harmonioso entre a tradição e o contemporâneo, fundindo os brinquedos, jogos e brincadeiras e a tecnologia. Um constante estimular do brincar a aprender e a estimulação da literacia através das suas múltiplas formas.
A inclusão é um foco, como em todos os projetos do MOSAICO, testando com crianças com necessidades educativas especiais e estimulando as crianças do ensino regular a se colocarem no lugar dos que têm essas necessidades.

 

Ensinamento de Santigo…
Podemos todos ver… cada um à sua maneira! Podemos sentir… é acessível a todos!

A exploração da Cidade das Memórias

Ensinamento de Santigo…Podemos todos ver… cada um à sua maneira! Podemos sentir… é acessível a todos!

Publicado por Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos em Quarta-feira, 11 de abril de 2018

 

Implementação do projeto em Cabeceiras de Basto 

Ensinamento de Santiago
Um projeto experimental testado na Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto Dr. António Teixeira de Carvalho no Arco de Baúlhe.

Estiveram presentes cerca de 500 pessoas: os pré-escolares do Município (crianças, educadores e auxiliares de educação) e público geral.

 

Formação de Formadores na Academia de Música de Alcobaça

 

Ensinamento de Santiago na Academia de Música de Alcobaça.
Os professores da Academia de Música de Alcobaça tiveram a partilha do projeto Ensinamento de Santiago através de apresentação teórico-prática. Vivenciaram a Cidade das Memórias numa perspetiva diferente e exploraram a metodologia. O laboratório experimental foi uma nova abordagem e acrescento ao já realizado no âmbito deste projeto.

 

 

Psychomotor Therapy Summer Shool 2018 – Faculdade de Motricidade Humana

 

 

Storytelling and emotional awareness led by Ana Caridade
The workshop is based on the Teaching of Santiago project, focused on social and personal intervention that aims to stimulate and rescue the child to be spontaneous, being natural, through a project of artistic education with diversified proposals stimulating what has been lost with the rapid changes of our society so often disconnecting the child essence, that it is to be a child and to be a person as an integral human being (multidimensional). Emotional awareness and emotional management are stimulated through a story book, which leads to a simbolic city of memories where we learn to (re)cognize emotions and keep them in their respective places. The workshop is divided into two phases: firstly, the contextualization of the project, the explanation of the concept and the form of implementation; in a second moment the participants are invited to experience the story in the first person exploring
expressive techniques that aim to be enhance our emotional awareness, acquire vocabulary for the expression of emotions, sensations of the body of feeling and how to act (or transmuting or allowing oneself experience).

Ana Caridade Biography
Teacher, specialized in Artistic and Environmental Education, Trained in Hata Yoga, Laughter Yoga,
Mindflueness, Tibetan Bowls, finishing a Master in Special Education. Studied Dance (Flamenco,
Bharata Natyam, Gipsy, Tribal african, Biodanza, Inclusive Dance, DanceAbility). Responsible for
projects involving tales, artistic expression, promotion of social and emotional competences,
working with children and youth at risk and with special educational needs (SEN). Founder of the
platform MOSAICO, inclusive artistic and educational projects (http://www.mo-sai-co.pt/) Book
writer (Iara na Floresta dos Contrários (co-criadora); Nho Maio – Conto tradicional de Cabo Verde;
ECDISE – Caderno de Processo; A Melodia de Mara; Thiana para além do arco-íris; À Luz do (cor)ação;
Ensinamento de Santiago).

 

Ensinamento de Santiago na Augusta CON

Inserido como foco principal na Oficina Educativa: O JOGO na criação e contação de histórias

Esta oficina é baseada em vários exemplos de projetos focados na intervenção social e pessoal que visam estimular e resgatar a criança na sua espontaneidade, através de técnicas de arte, de livros de histórias e do lúdico.

São apresentadas propostas diversificadas para estimulação do que foi perdido com as rápidas mudanças da nossa sociedade que desconecta com tanta frequência a essência infantil, que é ser criança e um ser humano integral (multidimensional).

É dado o foco à consciência emocional e ao gerenciamento emocional.
A oficina é dividido em duas fases:

  • A contextualização do projeto geral MOSAICO e a explicação do conceito da oficina;
  • Os participantes são convidados a explorarem diversas técnicas.