Thiana para além do arco-íris

LIVRO

 

 

 

 

O conto “Thiana para além do arco íris” é um LIVRO EM CONSTRUÇÃO que surge como uma metáfora à necessidade da criança aprender a construir o seu projeto de vida, ser autodeterminada, seguir os seus sonhos e objetivos, mantendo a capacidade de perseverança e proatividade de uma forma criativa e artística. A partir do conto original e ilustrações, a criança reconstrói a sua própria história desenvolvendo atividades incorporadas e sugeridas ao longo do livro. Estas atividades estimulam a escrita criativa, a pintura, o desenho, a motricidade fina, a perceção e construção visuoespacial e as competências linguísticas necessárias para a leitura e escrita.

O livro é uma metáfora da construção da sua história de vida, escolhas, opções e decisões… Através das atividades sugeridas, as crianças, vão vivenciando através da realização das mesmas o poder das suas ações como principal construtor do seu caminho de vida.

O livro será igualmente apresentado em formato acessível para pessoas com necessidades especiais, com recurso a símbolos pictográficos para a comunicação (SPC), escrita clara, e em formato sensorial.

A metodologia do livro é complementada com a realização de workshops vivenciais, educativos e artísticos desenvolvidos com crianças, famílias, professores e comunidade envolvente e formação prática de agentes educativos da Comunidade de Países da Comunidade da Língua Portuguesa (CPLP) .

SINOPSEDESIGNAÇÃO DO PROJECTOPARCEIROS
“As lágrimas desciam pela face cor de caramelo de Thiana, quando uma nuvem a abraçou e aconchegou o seu pequeno corpo! Deixou-se cair no abraço… Aí começou a grande aventura, atravessando uma comunidade com ruelas em terra batida cheia de casas por terminar, pupu no chão e sons cheio de cadências… Thiana vibra com a magia de cada paragem… vê cor, escuta novos sons, sente a alegria da aprendizagem, cheira os livros e toca em papéis brancos que se transformam em telas colorias, solta-se em movimento ritmado… Thiana descobre o tesouro da construção na estrada que vai para além do arco íris…
DESIGNAÇÃO DO PROJECTO

Levar as crianças a criar, a pensar, a sentir, a construir(se), a reconstruir(se), sendo persistentes e nunca desistindo dos sonhos e do seu projeto de vida é o propósito máximo deste projeto.

Propõe-se uma metodologia inovadora, retratada no livro “Thiana para além do arco íris”, através da realização de diferentes workshops vivenciais, educativos e artísticos que façam as crianças africanas perceberem que podem “ir para além do arco-íris” e da visão de vida que lhes é dada, por vezes, como limitação. Enquanto constroem e vivenciam as maravilhas de ser um construtor da sua própria vida, da sua personalidade e das suas obras, através de atividades artísticas, criativas, de construção e manipulação, as crianças desenvolvem-se aprendendo valores de partilha, responsabilidade, compromisso e crescimento de uma sociedade justa e igualitária. Este processo nunca é dissociado dos afetos e das relações que se estabelecem inerentes à própria atividade de construir, sendo o produto final mais do que um fim, um caminho de aprendizagem individual e em grupo. Pretende-se assim que as crianças (re)criem as suas próprias histórias, desenhos, construções (com elementos do próprio livro, elementos sensoriais, elementos da natureza ou outros materiais plásticos) e façam uso do seu movimento e expressão corporal nesta aprendizagem. Simultaneamente potencializa-se o gosto pela leitura, escrita e a vontade de aprender sobre o mundo de uma forma inclusiva e acessível a todos, fundindo diferentes expressões artísticas, sensações e vivências.

Neste processo de construção, o “bloco inicial” é o conto escrito por Ana Caridade – “Thiana para além do arco íris”, inspirado em situações vivenciadas em várias missões em África, ilustrado por Maria José Lopes (Artista Plástica de Cabo Verde) e paginação e design de Cristina Mouta (CRU Design). O conto será adaptado, paralelamente, com símbolos pictográficos para a comunicação que permitem não só facilitar a literacia de crianças e jovens com limitações cognitivas acentuadas e problemas de comunicação, como também, de todas as crianças que tenham um comprometimento no acesso à leitura por razões de ordem social e/ou económica. Por outro lado, a introdução de elementos do ambiente, personagens e cenários, através da utilização de estímulos multissensoriais (tátil, auditivo, visual e olfativo) e das componentes lúdicas inerentes, possibilita que crianças com comprometimento motor e sensorial possam explorar as páginas do conto, “lê-lo” com os seus sentidos e aprender novos conceitos, assim como, tornar-se acessível a todas as crianças.

Foi com estas máximas que se criou o projeto piloto de voluntariado “Thiana para além do arco-íris”, reforçando parcerias existentes entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

PARCEIROS

Estas parcerias, baseadas na solidariedade, respeito mútuo e complementaridade, levam à dinamização de sinergias, partilha de experiências e saberes das organizações parceiras implicadas neste projeto:
• Associação – O Mundo Somos Nós
• Banco de Leite de S. Tomé e Príncipe
• CRU Design
• Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago
• Delegação Escolar da Ribeira Grande de Santiago
• Instituto de Educação da Praia.
• Centro Cultural Português do Mindelo
• ALAIM
• Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora – São Tomé e Príncipe

• Direção Regional da Cultura do Norte
• UNESCO Portugal e UNESCO Cabo Verde

Personalidades que apoiam o projeto:
• Dr. António Magalhães (Presidente da Assembleia Geral do Município de Guimarães e ex-Presidente da Câmara)

• Dra. Francisca Abreu (ex-Vereadora da Cultura/Educação da Câmara de Guimarães)

• Neno (Team Manager e Relações Públicas do Vitória Sport Clube) 

Texto: Ana Caridade
Ilustração: Maria José Correia e Cristina Malheiro Mouta
Design gráfico e paginação: Cristina Malheiro Mouta

1ª Fase do projeto: Inspiração do livro – Associação Pilorinhu – Achada Grande Frente

Através do olhar do fotografo cabo-verdiano Hélder Paz Monteiro, surgido de uma resdência artística no reconhecimento da comunidade, espaço, das atividades realizadas e especialmente das pessoas que fazem acontecer o dia-a-dia.

 

Makulele na Associação Pilorinhu

 

Para mais informações o link de acesso à Associação Pilorinhu

https://www.facebook.com/amarildo.barbosa.7503

 

2ª Fase do projeto: Thiana para além do arco-íris abre ano escolar nas Escolas EB1/JI do Agrupamento de Escolas de Abação

 

Thiana para além do arco-íris… no Agrupamento de Escolas de Abação. O recanto da Thiana na Biblioteca Escolar.

 

Livro em fase de finalização

Cristina Malheiro Mouta (CRU) a designer do projejo “Thiana para além do arco-íris”.

O livro em fase de finalização… dia 1 de Março lançamento na Escola de Abação – Guimarães e segue para projetos nas ilhas de S. Vicente e Santiago em Cabo Verde

O MOSAICO agradece à Cristina e a TODA a Equipa da Gráfica de Priscos pela disponibilidade e empenho por todo o trabalho desenvolvido.

 

Design de comunicação – Convite do lançamento do livro e projeto

Cristina Malheiro Mouta – CRU

 

Lançamento do Livro na Escola Básica de Abação

O lançamento do livro “Thiana para além do arco-íris” decorreu no dia 1 de março de 2018.

Um projeto sonhado para criar pontes entre Portugal e Cabo Verde.
Unimos um grupo de crentes e sonhadores… e cá está! Em Abação o momento foi realmente bonito, de afetos e de motivação de fazer acontecer algo diferente! A apresentação ficou a cargo do Diretor do Agrupamento, Dr. Firmino Lopes, Dra Adelina Paula (Município de Guimarães), criadora do projeto Ana Caridade e a contadora de histórias Margarida Silva.
O Agrupamento de Abação em Guimarães está a desenvolver um trabalho excecional com 300 alunos de Pré-Escolar, Primeiro Ciclo e Unidade de Educação Especial com o livro. Com os restantes alunos de todo o Agrupamento serão trabalhados objetivos de união dos países, de solidariedade e de partilha cultural. Está a ser desenvolvido um projeto piloto neste Agrupamento e em locais de Cabo Verde que servirão de exemplo para ser partilhado na Semana da Educação Artistica da UNESCO em Portugal.
Com muita gratidão o MOSAICO vê as equipas a criarem, a explorarem e vivenciarem novas formas de transmissão de conteúdos e aquisição de competências.
A Associação Pilorinhu e Comunidade de Achada Grande Frente foram a inspiração da escrita da história e criação do projeto… a Cidade Velha um dos abraços nesta ponte.
O MOSAICO agradece a TODOS os apoiantes e os que acreditam que as mudanças são possíveis!

 

 

Campanha de recolha de material para implementação nos diversos parceiros em Cabo Verde

O MOSAICO agradece a TODOS os que contribuíram para esta campanha… o primeiro carregamento já vai para Cabo Verde juntamente com os 700 livros da “Thiana para além do arco-íris”.

Transporte com o patrocínio da Embaixada de Cabo Verde em Portugal.

 

Chegada das doações a Cabo Verde

A “Thiana para além do arco-íris” chegou a Santiago… livros e material didático para aplicação do projeto. Para além dos apoios do projeto, de todos os amigos e anónimos, tivemos o apoio da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Arnauld de Portugal e Cabo Verde, Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago e Casa Vitória na Cidade Velha.

O MOSAICO agradece a TODOS por fazer acontecer!

 

3ª fase do projeto: Implementação no Agrupamento de Escolas de Abação – Guimarães 

O primeiro local de implementação do projeto foi no Agrupamento de Escolas de Abação com cerca de 300 crianças (Pré-Escolar, 1º Ciclo e Educação Especial). Várias foram as formas de se trabalhar com e a partir do livro.

 

Visitas da escritora às escolas 

A escritora passou por todas as escolas criando um momento de partilha sobre a construção do livro e do projeto, proporcionando a viagem entre a realidade e a imaginação.

 

 

O “Maculélé” com o som e voz dos alunos!

“É Boa noite pra quem é de boa noite

É bom dia pra quem é de bom dia.

A benção meu Pai a benção

maculelê é o Rei da alegria. “

 

Construção dos livros

Sendo o principal objetivo deste projeto, a aprendizagem de ser construtor da sua própria vida, os alunos, depois de lerem a história, foram criando perfeitas obras de arte nos seus livros… ilustrações e finais diferentes para a história inacabada da Thiana.

 

Promoção da literacia familiar

Foi proposta a estimulação da literacia familiar nalgumas escolas, em que os alunos foram convidados a trabalhar com os pais na construção do livro. Foram criados diversos momentos: estimulação do intercâmbio de pais e criança em casa fornecendo tarefas e proposta de atividades solicitando a presença dos pais em contexto escolar.

 

Criação do “Livro Brincalhão”

O “Livro Brincalhão” foi criado para ajudar as crianças do Pré-Escolar a escreverem os seus nomes. Um dos exemplos de atividades para estimular a consciência fonológica e escrita inspirada na aprendizagem da Thiana quando descobre as letras do seu nome.

 

Dramatização da história 

Cada turma, de cada escola, escolheu fazer a sua própria criação a partir do livro.

Exemplos:

  • Numa turma a história foi adaptada para texto dramático, foi também criada uma banda sonora original e por fim procederam à gravação audio.

  • Numa outra turma foi criada uma banda desenhada a partir da história da Thiana.

 

Dança da Thiana 

Porque a imaginação não tem limites, hoje são “Thiana, mãe da Thiana e amigos da Thina” e assim, as crianças, cantam e dançam ao som da mistura de culturas. Está cá um bocadinho do Cante Alentejano, do Hip Hop e o Maculelé.

 

Instalações artísticas inspiradas na Thiana

Em todas as escolas, os alunos exploraram as artes plásticas e criaram instalações artísticas trazendo África e a sua cor para o seu contexto escolar.

 

Preparação do cuscus com chocolate 

Para sentirem e viverem as tradições de Cabo Verde, as crianças foram para a cozinha aprender a fazer o pequeno almoço (cuscus com chocolate).

 

Educação Especial: contributo para a construção de uma escola inclusiva

A Unidade de Educação Especial do Agrupamento foi convidada a participar para, juntos, poderem criar formas adaptadas para tornar acessível a todos a mensagem da Thiana.  O caminho da escola inclusiva pretende que cada um faça parte do todo mas visto como ÚNICO.

A história foi dividida em momentos e foram escolhidos os elementos mais significativos para a construção de um tapete narrativo. 

 

O livro está em processo de adaptação em linguagem simplificada, símbolos pictográficos e sensorial – construção de um livro adaptado.

 

Tendo em conta que a inclusão é um processo também ele em construção, convidaram-se alunos de várias turmas do 2º e 3º ciclos para se unirem com os alunos de Educação Especial e criarem uma performance inspirada na história da Thiana.

Passos futuros

  • Implementação do projeto com 700 crianças em Cabo Verde a iniciar no fim de Maio;
  • Exposição na Biblioteca Escolar da sede do Agrupamento de Abação (junho);
  • Mostra pública na Biblioteca Municipal Raul Brandão em Guimarães  (outubro);
  • Circulação de instalações artísticas de artistas de Cabo Verde pelas diversas escolas do Agrupamento de Escolas de Abação (1º periodo ano letivo de 2018/19);
  • Campanha de angariação de fundos para equipar escolas e pré-escolares no Município da Ribeira Grande de Santiago – Ilha de Santiago em Cabo Verde (1º periodo ano letivo de 2018/19);
  • Partilha cultural e circulação dos exemplos das experiências nos diversos locais de implementação;
  •  Apresentação da performance inclusiva no Centro Cultural Vila Flor (dezembro);
  • Projeto educativo para desenvolvimento de competências pessoais e sociais a todos os alunos do Agrupamento de Abação.

 

4ª fase do projeto: Apresentação do projeto na Semana da Educação Artística da UNESCO

No âmbito da celebração da Semana da Educação Artística da UNESCO, que decorreu entre 21 e 26 de maio, a Comissão Nacional da UNESCO organizou, em colaboração com as Redes UNESCO – escolas associadas, bibliotecas, cidades de aprendizagem e clubes, diversas conferências em diferentes locais do país:

24 de maio – Escola Artística Árvore aonde estivemos representados com o projeto “Thiana para além do arco íris” como exemplo de boas práticas da educação artística. MOSAICO com Agrupamento de Escolas de Abação em Guimarães.

Em 1999, no decorrer da 30ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, a UNESCO apelou para a promoção da Educação Artística nas escolas e assim vinculou a primeira posição oficial na promoção do papel interdisciplinar das artes como elemento fundamental na educação, especialmente no fortalecimento da promoção da diversidade cultural. Desde então, a 4ª semana de maio foi a altura escolhida para esta celebração.

A UNESCO reconhece deste modo a importância da criatividade e das artes, para o desenvolvimento sustentável das sociedades multiculturais e dos indivíduos.

É destacada a importância da educação artística de qualidade para todos e o reforço da cooperação entre as instituições e a sociedade civil – professores, artistas, investigadores, ONG´s, para o desenvolvimento de boas práticas e o fortalecimento do ensino artístico nas escolas.

 

5ª fase do projeto: Implementação do projeto em Cabo Verde – Ilha de Santiago e Ilha de S. Vicente

 

Implementação do projeto nos Agrupamentos de Escolas do Município da Ribeira Grande de Santiago em parceria com a Delegação Escolar

Na Ribeira Grande de Santiago foram contemplados mais de 500 alunos com o projeto. Foram feitas visitas às Escolas básicas, realizados laboratórios experimentais e distribuídos livros.

Agradecimento ao To Gomes pela reportagem fotográfica de todo o processo.

Os Trilhos e distâncias entre os Agrupamentos de Escolas da Ribeira Grande de Santiago

Para perceber uma cultura, uma população, é preciso ir ao encontro… no trabalho social é fundamental este sair do centro e ir à periferia.

De Abação para o Mundo…

Um projeto do Agrupamento de Escolas de Abação que se une à Thiana e desafia os alunos a criarem chaves que simbolizam a importância da leitura… a chave que abre as portas do mundo dos livros, das palavras e criatividade que proporciona viagens mágicas.

Lançamento do livro na Escola Secundária do Salineiro – RGS – Santiago, Cabo Verde

Depois de visita a escolas dos Agrupamentos do Município da Ribeira Grande de Santiago, e distribuídos centenas de livros, culminaram as atividades com uma formação sobre a importância da Educação Artística no desenvolvimento integral das crianças e jovens ministrada por Ana Caridade e Maria José Lopes. O projeto “Thiana para além do arco-íris” foi um dos projetos apresentados como boas práticas nesta área e na área de inclusão. Não ficaram descartadas as áreas fundamentais de desenvolvimento das competências sociais e pessoais e gestão das emoções. Foi apresentado o livro “Thiana para além do arco-íris”. Um agradecimento a todos os apoiantes de Portugal e Cabo Verde, especialmente à Delegação Escolar e Município da Ribeira Grande de Santiago, do Pilorinhu e UNESCO que estiveram envolvidos nesta semana de desenvolvimento de uma educação com mais qualidade e acessível a todos.

Agradecimento ao To Gomes pela reportagem fotográfica de todo o processo.

Entrega dos livros para implementação do projeto Thiana no Pilorinhu com todas as crianças da colónia de férias

 

Formação na Universidade de Cabo Verde, Faculdade de Educação e Desporto no Mindelo

O projeto “Thiana para além do arco-íris” foi um dos projetos apresentados como boas práticas nesta área e na área de inclusão. Não ficaram descartadas as áreas fundamentais de desenvolvimento das competências sociais e pessoais e gestão das emoções. Foi apresentado o livro “Thiana para além do arco-íris”. Um agradecimento à Faculdade pelo convite e especialmente ao Professor Manuel Fortes que proporcionou esta partilha entre os alunos de Educação Artística.   

 

Thiana com as crianças no Ba Cultura na ALAIM em S. Vicente

A Bolsa de Acesso à Cultura é um programa que tem por objetivo dar acesso e massificar o ensino das ARTES em Cabo Verde.

A aposta na Bolsa de Acesso à Cultura é primordial para a plena inclusão social através das artes, dando oportunidade de acesso as crianças e jovens Cabo-Verdianos.

A criação de uma Bolsa de Acesso à Cultura tem o propósito de garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” e também dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para a frequência de aulas, ateliers e workshops de pintura, dança, música, teatro.

Com este programa, o Governo, através do MCIC, pretende financiar por um lado as propinas dos alunos e garantir por outro a sustentabilidade das iniciativas de escolas de ensino artístico, para que não haja exclusão cultural no seu todo.

A ALAIM dá apoio a 53 crianças/jovens e escolheu a Thiana para além do arco-íris para ser implementado no contexto deste projeto.

 

Thiana com a Escola Portuguesa no Mindelo em parceria com a ALAIM em S. Vicente

Implementação do projeto experimental com a turma do 1º ano da Escola Portuguesa do Mindelo com a professora Mafalda.

https://www.facebook.com/Escola-Portuguesa-do-Mindelo-EPM-187546328312974/

Encontro de reflexão com a equipa educativa sobre o projeto Thiana para além do arco-íris e desenho de novos caminhos juntos por uma educação de qualidade e acessível a todos.

 

6ª Fase do projeto: Notícia dos resultados das implementações 

Do Pilorinhu chega-nos notícias da implementação do projeto Thiana com as crianças que frequentam a Colónia de Férias. 

Chegam-nos notícias do Pilorinhu sobre o projeto Thiana para além do arco-íris… depois de terminado o trabalho na colónia de férias, ontem foram expostos os livros na atividade de entrega de mochilas escolares. 
Muito obrigada à equipa do Pilorinhu pelo exemplo de inspiração para o projeto e por o implementarem… que as crianças aprendam a ser construtoras da sua própria vida levando-as a seguir os sonhos e criarem novas possibilidades/realidades.

 

Da Ba Cultura chega-nos notícias da implementação do projeto Thiana com as crianças que são contempladas por esta Bolsa de Acesso à Cultura para a inclusão social.

 

Da Escola Portuguesa do Mindelo chega-nos notícias da implementação do projeto Thiana com os alunos e o como serve exemplo da implementação.

Ver no minuto 43.

http://videos.sapo.cv/YzBqwb5fDrgmiz3L4HnG

E é desta forma que o projeto “Thiana, para além do Arco-Íris” mostra os trabalhos dos alunos do Pré-Escolar, 1º Ciclo e Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas de Abação e dos locais de implementação dos vários parceiros de Cabo Verde… com uma Exposição na Biblioteca Municipal Raúl BrandãoDe 15 a 27 de outubro. 

Design de comunicação Mário Gomes.

Resumo da implementação do projeto Thiana

Quero continuar a acreditar que em pequenos mundos podemos fazer diferente…Num mundo ao contrário, regido por tantos interesses e busca de poder, que o nosso coração se salve.Muito obrigada a TODOS os que se envolveram neste projeto… De 15 a 27 de Outubro apresentação dos resultados do projeto Thiana para além do arco-íris na Biblioteca Raul Brandão em Guimarães.O trabalho colaborativo entre o Agrupamento de Escolas de Abação, Portugal, com o Pilorinhu, as Escolas do Município da Ribeira Grande de Santiago, com a ALAIM, Centro Cultural Português do Mindelo, Escola Portuguesa do Mindelo, Universidade de Cabo Verde, Faculdade de Educação e Desporto no Mindelo em Cabo Verde.

Publicado por Ana Caridade em Terça-feira, 9 de outubro de 2018

Resumo da Exposição

A mensagem da Thiana vai passando…Exposição dos resultados do projeto Thiana para além do arco-íris na Biblioteca Raul Brandão em Guimarães.Nesta exposição que ficará até ao final da próxima semana, mostra o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escola de Abação com cerca de 300 crianças de pré-escolar, primeiro ciclo e de Unidade em articulação com a implementação do projeto nos outros parceiros de Cabo Verde com mais 700 crianças (Pilorinhu, Agrupamentos de Escolas da Ribeira Grande de Santiago, ALAIM e Centro Cultural Português do Mindelo em parceria com BA Cultura e Escola Portuguesa do Mindelo e a Universidade do Mindelo). Exposição de Fotografia Hélder Paz Monteiro sobre o Dia a Dia no Pilorinhu. Grata a TODOS por fazerem acontecer um sonho de transmissão de uma mensagem especial e por darmos as mãos para criarmos pontes minimizando as desigualdades sociais.

Publicado por Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos em Sábado, 20 de outubro de 2018

 

Hora do Conto 

O Conto
” Thiana para além do arco íris” – Sessão dinamizada pela Equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Abação.

 

THIANA PARA ALÉM DO ARCO ÍRIS

Publicado por Biblioteca Municipal Raul Brandão em Quinta-feira, 18 de outubro de 2018

 

Sessão solene de apresentação do projeto 

 

Publicado por Biblioteca Municipal Raul Brandão em Quinta-feira, 25 de outubro de 2018

 

Espetáculo Inclusivo no Centro Cultural Vila Flor no âmbito das Comemorações do Dia da Pessoa com Deficiência

A equipa do Agrupamento de Escolas de Abação que hoje levou a palco do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o espetáculo Thiana para além do arco-íris. Este espetáculo está inserido nas Comemorações do Dia da Pessoa com Deficiência e é uma mostra do que é vivido no dia a dia do Agrupamento, uma escola inclusiva. Estiveram em palco e em todo o processo alunos, com e sem deficiência, de vários níveis de ensino, professores, educadores. psicóloga, auxiliares de ação educativa, utentes do Centro de Dia de Calvos.
Um exemplo de boas práticas de ensino numa Escola Pública. O Agrupamento de Escolas de Abação foi exemplar na implementação do projeto Thiana.
O MOSAICO agradece todo o empenho e dedicação de toda uma comunidade educativa que se envolveu.

 

“Thiana, para além do arco-íris” na revista Latitude

Livro sensorial e adaptação para símbolos pitográficos

Livro sensorial e adaptação para símbolos pitográficos elaborado pela equipa do Centro de Apoio à Aprendizagem do Agrupamento de Escolas de Abação.

Thiana para além do arco-íris… no Agrupamento de Escolas de Abação. Livro sensorial e adaptação para símbolos pitográficos elaborado pela equipa do Centro de Apoio à Aprendizagem.

Publicado por Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos em Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

 

Exemplos de livros finalizados

Thiana para além do arco-íris co-criado por Rita Faria de 5 anos da Escola de S. Faustino e com a cooperação da sua mãe Vitaliana Brandão. Exploração em contexto de sala de aula e literacia familiar. Uma perfeita obra de arte.

Thiana para além do arco-íris co-criado por Rita Faria de 5 anos da Escola de S. Faustino e com a cooperação da sua mãe Vitaliana Brandão. Exploração em contexto de sala de aula e literacia familiar. Uma perfeita obra de arte.

Publicado por Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos em Terça-feira, 22 de janeiro de 2019

 

Thiana para além do arco-íris elaborado por um aluno do Agrupamento de Escolas de Abação, Eder Lamas.

Que delícia!Thiana para além do arco-íris elaborado por um aluno do Agrupamento de Escolas de Abação, Eder Lamas.

Publicado por Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos em Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

 

Tapete narrativo finalizado

Thiana para além do arco-íris no Agrupamento de Escolas de Abação, trabalho realizado pelos alunos e pela equipa do Centro de Apoio à Aprendizagem.

Thiana para além do arco-íris no Agrupamento de Escolas de Abação, trabalho realizado pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem.

Publicado por Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos em Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

 

Thiana na Exposição Literária na Semana da Leitura “Elogio à Palavra” na Escola Básica de Abação

 

One thought on “Thiana para além do arco-íris

Comments are closed.