Com(P)artilha

Com(P)artilha

É um projeto em que funde a educação, arte e intervenção social visando um intercâmbio entre dois países irmãos (Portugal e Cabo Verde).

Com(P)artilha fundamenta-se nas seguintes vertentes:

-Apetrechamento de escolas com materiais para auxiliar na construção de uma educação com mais qualidade;

-Partilha de experiências, de saberes e do património material e imaterial;

-Desenvolvimento de parcerias para o desenvolvimento.

As propostas de implementação e intervenção pretendem estimular uma educação com mais qualidade e intercâmbio cultural.

O projeto funde uma rede de parceiros do projeto MOSAICO com a rede de parceiros da Delegação e Município da Ribeira Grande de Santiago. Para o efeito, foi lançado o desafio feito pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Abação, conjuntamente com a Câmara Municipal de Guimarães, aos Agrupamentos de Escolas de Guimarães. Foi aceite o desafio pelos seguintes Agrupamentos: Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar – Ronfe, Agrupamento Fernando Távora e Agrupamento João de Meira. Ficou acordado que a equipa coordenadora do Agrupamento de Abação irá coordenar o trabalho colaborativo entre estes 4 Agrupamentos. O projeto será implementado em Vila Verde com o intuito de apetrechamento do Desporto Escolar da Delegação.

Visita da Dra. Ernestina Rocha, Delegada Escolar da Ribeira Grande de Santiago, a Portugal

  • Com vista o intercâmbio dos parceiros do projeto e a partilha de práticas pedagógicas, a Dra. Ernestina Rocha visitou o Centro de Apoio ao Estudo do OMSN – O Mundo Somos Nós, Associação em Goäes, Vila Verde.

Os professores/educadores mostraram o seu dia a dia e as práticas e projetos aplicados nos seus locais de trabalho.

Foram momentos muito gratificantes de partilha e convívio.

  • Com vista o intercâmbio dos parceiros do projeto e a partilha de práticas pedagógicas, a Dra. Ernestina Rocha visitou o Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar – Ronfe, em Guimarães.

A recepção foi iniciada com a sessão de contos presenteada pelas educadoras. O conto escolhido foi o “Nho Maio” (conto tradicional de Cabo Verde, recontado por Ana Caridade e ilustrado por Cristina Malheiro Mouta). A alegria das crianças foi contagiante. Cabo Verde foi vivenciado por todas as crianças do primeiro ciclo.

Os professores/educadores mostraram o seu dia a dia e as práticas e projetos aplicados nos seus locais de trabalho.

Foram momentos muito gratificantes de partilha e convívio.

  • No âmbito do Com(P)artilha, projeto que funde a educação, arte e intervenção social visando um intercâmbio entre os países irmãos (Portugal, Cabo Verde e Timor), a Delegada Escolar de Ribeira Grande de Santiago, Dra Ernestina Rocha, foi recebida na sede do Agrupamentos de Escolas de Abação e foi feito o lançamento do livro “Indra e Yohanna – a poética do encontro” (texto: Ana Caridade, ilustração: Carla Monteiro, design: Whatdesign).

Foi formalizado o desafio feito pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Abação, conjuntamente com a Câmara Municipal de Guimarães, aos Agrupamentos de Escolas de Guimarães. Os Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar – Ronfe, Agrupamento Fernando Távora e Agrupamento João de Meira, parceiros que apadrinharam os Agrupamentos de Ribeira Grande de Santiago, estiveram representados pelos seus coordenadores.
Estiveram presentes os representantes do Município de Guimarães e Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, Rui Festa.

O Agrupamento de Escolas de Abação acolheu de forma exemplar o lançamento do livro e foram criados momentos de pura magia… a Inácia Cruz fez a sessão de contos e a Carla Branco acompanhou criando ambientes musicais.

Agradecimento especial a todos os parceiros do projeto que nos apoiam e nos ajudam a acreditar que a Cooperação faz sentido e podemos contribuir para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável. Agradecimento especial ao Agrupamento de Escolas de Abação por querer inovar e contribuir para deixar exemplos de boas práticas.

Mudar a Educação é estar dentro do sistema a deixar sementes deixando de olhar para o pequeno umbigo e trabalho individual e abrir a visão para o global e trabalho colaborativo.

 

O Voluntariado ao serviço do desenvolvimento económico e social

O MOSAICO foi convidado para estar presente na Conferência no Teatro Clube na Póvoa de Lanhoso e apresentar o projeto Com(P)artilha para alunos do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.
A Ana Caridade e Isabel Monteiro foram as representantes para apresentarem o projeto que mostra escolas em ação por uma Educação de qualidade.