
Enquadramento do projeto
Esta é uma das formas de ajudar a colmatar lacunas que existem no nosso ensino. A literacia é de uma enorme importância e é sabido que é necessário criar alternativas para motivação e criação de hábitos de leitura. No currículo há pouco espaço dedicado à literacia emocional. É de uma extrema importância para a formação do ser humano e de uma educação mais consciente, que englobe o ser humano como um todo. Auxiliando as crianças na aprendizagem da expressão de forma consciente, dialogada e assertiva do mundo interior. Este trabalho de autoconhecimento vai auxiliar na gestão de conflitos e promoção da empatia tão necessária nas nossas crianças que cada vez demonstram estar mais enclausurados no seu mundo e num mundo virtual. Esta é uma forma de promover o humanismo e o combate ao egocentrismo, por consequência há um trabalho de promoção e educação para a paz, inclusão e humanismo. É uma forma de estimulação da aprendizagem das competências sociais e pessoais. O projeto assenta numa história que é muito rica e cheia de pormenores que levam a um leque de temas que podem ser explorados: a literacia emocional, o resgate da criança enquanto ser brincante, a parentalidade consciente, a comunhão com a natureza, o convívio saudável em comunidade, o autoconhecimento e relação com o outro, gestão emocional, a expressão e comunicação, criatividade e imaginação em fusão com a arte. É urgente a promoção da proteção e respeito pela natureza.
Nesta linha de resgate da tradição dos tempos em que a natureza era um dos locais mais procurados para o encontro, potencializa-se a memória dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Desta forma, procura-se estimular a valorização do património. Neste projeto promove-se o abraço entre a tradição e o contemporâneo (utilização das novas tecnologias de informação e comunicação em prol da aprendizagem). Pretende-se adaptar a crianças com necessidades educativas especiais promovendo a inclusão. Em todo este conceito criado procura-se ser abrangente e aglutinador pensou-se em chegar a todos os intervenientes que fazem parte do processo de ensino aprendizagem para elevar a qualidade do ensino. Este projeto procura a preservação e valorização do património material e imaterial mais especificamente dos jogos, brinquedos e brincadeiras. É um projeto de educação artística inovador que recorrer a práticas pedagógicas que busca a intervenção mais intensiva dos alunos e da comunidade educativa. É um combate à exclusão social na medida em que vai ser implementado com alunos oriundos de locais em que o acesso à cultura e arte é mais escasso. O presente projeto é um trabalho em rede com vários parceiros e vários municípios. É uma rede de partilha e de implementações diferentes para podermos ter um maior leque de experiências e exemplos de boas práticas.
Atividades
- Instalação artística na Biblioteca Escolar:
A instalação artística esteve permanente durante um mês e meio na Biblioteca Escolar. Foi visitada por crianças desde o pré-escolar ao 9ºano, professores/educadores, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e familiares.
A instalação serviu de “sala de aula” em que os professores deixaram o ambiente usual para dar aulas sobre literacia emocional. A literacia digital foi uma das novidades e foi muito atrativo para os participantes, funcionou como forma de motivação para a exploração e aprendizagem.
Foi também visitada de forma livre. A literacia gratuita foi estimulada pela curiosidade de descobrirem as histórias que estavam por trás dos qr code.
As funções da “Cidade das Memórias” aumentaram e o cenário foi aproveitado para co-criar com os alunos outras formas de vivenciar as emoções. Um dos exemplos foi construir uma performance alusiva aos Direitos das Crianças que foi apresentado no Encontro Distrital da CPCJ em Fafe no dia 22 de novembro.
- Sessão de contos interativa:
A sessão de contos destinou-se a alunos de pré-escolar, primeiro ciclo, 7º ano e alunos do Centro de Apoio à Educação (antiga Unidade de Educação Especial). Usufruíram cerca de 600 alunos.
A sessão foi adaptada para os diversos níveis de ensino e também às necessidades de aprendizagem de cada grupo.
O projeto "Ensinamento de Santiago" parte de um livro e foi apresentado na sede do Agrupamento de Escolas de Abação, no âmbito da Biblioteca Escolar. Alunos de vários níveis escolares, desde pré-escolar ao 2°ciclo, vivenciaram a viagem proposta pela dupla de amigos Ana João e Santiago. Os alunos de 7°ano, após terem trabalhado o projeto em contexto escolar, auxiliaram os mais pequenos orientando na "Cidade das Memórias". Usufruiram de forma entusiasta e motivada cerca de 400 alunos. Exploração das literacias emocional e digital. MOSAICO, Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, ESMAE e Casa do Brinquedo e da Brincadeira e Agrupamento de Escolas de Abação.Atriz/Contadora de Histórias: Margarida Silva
Publicado por Mosaico – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos em Terça-feira, 14 de maio de 2019
- Implementação do projeto em contexto escolar:
O Ensinamento de Santiago é um projeto que abarcar algumas áreas importantes e pertinentes na atualidade. Foi explorada a literacia emocional e literacia digital, e os jogos, brinquedos e brincadeiras mas também a religação dos alunos com a Natureza.
O Ensinamento de Santiago foi fundido com outras atividades e projetos em curso no Agrupamento para potenciar as metodologias e estimular a aprendizagem dos alunos.
- Materiais criados pelos alunos:
Os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo criaram uma exposição de desenhos sobre os momentos vividos na visita à “Cidade das Memórias” e à sessão de contos interativa.
Os outros materiais produzidos pelos alunos foram em contexto de sala de aula e não os quiseram partilhar por uma questão de preservação da sua intimidade. O mais impactante foi o processo, foi conseguirem identificar as emoções a aprenderem (ainda que de forma superficial) como gerir as emoções e poder usar técnicas de transformação/transmutação.