Lugar Comum

Descrição

O projeto LUGAR COMUM tem origem num desafio/problema identificado no diagnóstico e que afeta hoje, de forma relevante e transversal, a nossa sociedade: o impacto que as guerras e os atentados aos direitos humanos está a ter em vários países que leva à fuga de refugiados e migrantes para o Município de Braga, onde acresce a necessidade de inclusão e da promoção da multiculturalidade para a promoção do respeito pela diferença e construção de uma comunidade de paz. 

A resposta a este desafio/problema foi traduzida no objetivo de contribuir para eliminar, reverter, reduzir e limitar os impactos foi materializada numa estratégia específica que designamos como LUGAR COMUM, o projeto que nos propomos implementar.

metodologia de intervenção preconizada suporta-se no relevante contributo, hoje unanimemente reconhecido, que as artes, em geral, e os processos criativos participativos na comunidade, em particular, podem dar na promoção da inclusão social e estimulação da multiculturalidade. 

A proposta é a criação de um projeto de inclusão cultural e artística para todos os cidadãos e cidadãs, misturando não apenas as suas expressões artísticas, mas também a cultura e tradições da cidade de Braga e do Minho, evitando-se a discriminação e os preconceitos. Unir diferentes povos pela miscelânea artística que os seus cidadãos podem criar é o primeiro passo para uma integração social. 

A implementação destas metodologias centradas nas pessoas e na sua participação plena em todas as fases do processo pressupõe a constituição de grupos de pessoas que integram os públicos-alvo definidos (crianças/jovens refugiados, migrantes e cidadãos do território do Cávado). 

Pretende-se criar uma equipa multidisciplinar na área social, artística e educativa.