Sinopse
Os Jovens Narradores viajaram para S. Vicente em Cabo Verde para levar contos e tradições de Portugal e Cabo Verde para percorrem várias comunidades. Para o efeito, foram formados em narração oral, investigaram tradições e criaram sessões de conto.Esta iniciativa teve a parceria do Centro Cultural Português do Mindelo – Instituto Camões e Casa Café Mindelo. Com o apoio Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, CTCMCB e EMUNIBASTO.
O projeto Jovens Narradores é pioneiro em Portugal. Consiste em formação de jovens em narração oral e estimular, capacitando, a investigação das tradições e multiculturalidade.
Sessões de ContoFormação - Atores/Educadores
Os jovens narradores em Portugal tiveram formação de narração oral durante o ano lectivo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso com a Narradora Ana Caridade e uma sessão com a Clara Hadad. Testaram a sua sessão de contos nas escolas de primeiro ciclo do Município da Póvoa de Lanhoso e também em locais públicos da Vila.
Em Cabo Verde, na Ilha de S. Vicente e S. Antão, percorreram algumas das comunidades para alegrar as crianças com a magia dos contos.
Inscreveram-se atores, educadores e professores. A oficina (formação) “Conta-me o que se Conta” no Centro Cultural do Mindelo foi uma experiência inesquecível de partilha entre estas duas culturas portuguesa com Ana Caridade e caboverdeana com os formandos. Foram momentos de pura magia e entrega. Foram trabalhadas técnicas de narração oral e recursos narrativos para esta arte milenar.
Visita ao Centro Cultural do Mindelo… interação com as crianças/jovens e sessão de contos
Visita ao Lar de Orfãos… interação com as crianças/jovens e sessão de contos
Visita ao Centro PSI… interação com as crianças e sessão de contos
Visita a Pedra Rolada… interação com a população local e sessão de contos